5ºB


Iniciamos o tema com a visualização do filme “Uma verdade inconveniente”, em que a problemática das alterações climatéricas foi apresentada pelo senhor Al Gore. A nossa professora dinamizou a discussão com a nossa turma sobre o que vimos no filme e sobre as nossas ideias sobre o aquecimento global. Esta foi a primeira abordagem ao clima e ficamos muito sensibilizados para este problema!!
----------------------------------------------------------------------------------

Surgiu-nos a ideia de procurarmos saber mais sobre o clima e escolhemos a temperatura e a precipitação!


Para isso, na aula de TIC fomos pesquisar na internet e descobrimos o site do Instituto de Meteorologia! Recolhemos informação relativa à precipitação acumulada e à temperatura (Máxima e Mínima) sobre o mês de Abril de 2010, para a estação do Porto (Pedras Rubras) e estivemos a analisar essa informação na aula de Matemática, já que começamos a estudar a Estatística.

----------------------------------------------------------------------------------

Partindo dos dados recolhidos no Instituto de Meteorologia de Portugal, a nossa professora distribuiu-nos duas fichas de trabalho com o objectivo de analisarmos os dados recolhidos. Foi a partir daqui que a nossa professora lançou o desafio: “O que fazer para conhecer mais sobre a temperatura, a precipitação e a velocidade do vento na cidade de Vila do Conde?”


Existiram muitas ideias, mas aquela que foi mais consensual foi a de utilizarmos o termómetro, o pluviómetro e o anemómetro. Planificamos a nossa experiência e decidimos que com os instrumentos referidos anteriormente, fôssemos recolher dados sobre a precipitação acumulada, a velocidade do vento e a temperatura mínima e máxima.

O registo dos dados é feito por um grupo de dois alunos diariamente e, no final de cada semana iremos tratar estatisticamente os dados recolhidos.
---------------------------------------------------------------------------
Os Nossos Materiais/ Observações