6ºF


4 de Fevereiro de 2010
Na aula de Área de Projecto foi discutido o projecto e as actividades a realizar pela turma. Foi apresentado um powerpoint, no sentido de sensibilizar os alunos para o tema de astronomia. Em seguida foram discutidas estratégias para a construção de bússolas rudimentares. Formaram-se grupos e fez-se a pesquisa dos materiais que são necessários para a sua construção. Um grupo ficou responsável pela pesquisa e divulgação do tema: Bússolas e os outros irão dedicar-se à construção de diferentes bússolas rudimentares.
----------------------------------------------------------------------
03 de Março de 2010
Iniciou-se a construção das bússolas, organizando o material e reformulando os protocolos.


----------------------------------------------------------------------
14 de Abril de 2010
Os alunos estiveram a construir uma maqueta de um local da escola, para poderem observar os movimentos aprarente do sol ao longo do dia e ao longo das semanas.
-------------------------------------------------------------------------------
21 de Abril de 2010
A turma começou a preparar o material a utilizar na observação dos movimentos aparentes do sol.
Foi discutida a forma como vai ser feita a observação e escolhidos os dias para realizar essa tarefa.
As observações vão ser feitas todas as terças e sextas feiras ao longo de todo o dia (1:30 em 1:30 horas), sempre no local escolhido (de onde foi feita a maqueta).
Os alunos a registar as observações, de forma rotativa, vão passar os seu registos para o excel (nas aulas de TIC), fazendo gráficos, para, posteriormente, comparar os resultados obtidos e tirar conclusões.
------------------------------------------------------------------------------
28 de Abril de 2010
A situação problema da aula foi: como guardar os nossos materiais?
Decidiu-se construir/decorar caixas para guardar os nossos materiais. Em cada caixa fica um instrumento, onde deverá constar o seu protocolo. A caixa deverá identificar o instrumento e decorada de acordo com ele.
Foi sugerido material para a sua decoração.
O grupo responsável pela observação do movimento aparente do sol, concluiram o material que necessitam para iniciarem as suas observações.
------------------------------------------------------------------------------
Os Nossos Materiais Finais

Escolhemos o vermelho para as bússolas e o amarelo para a maqueta, pois simboliza o sol.




----------------------------------------------------------------------
As Nossas Observações

-------------------------------------------------------------------
19 de Maio de 2010
Os alunos realizaram a actividade "À Volta do Sol"