Saber mais astronomia e meteorologia







O que é a Astronomia?

Astronomia, em grego, significa ¨lei das estrelas¨. É uma ciência exacta que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes.
Estuda os fenómenos físicos que ocorrem fora da Terra, bem como na atmosfera; estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objectos que podem ser observados no céu. É praticada por todos os povos desde tempos remotos.
A necessidade de sobrevivência levou as tribos remanescentes das últimas glaciações a observarem o Sol, a Lua e suas relações com as estações do ano e com a natureza (30.000 a 10.000 anos a.C.).
O estabelecimento da agricultura e da pecuária a partir de 10.000 anos a.C. fez da observação dos astros e das estações uma actividade obrigatória para os primeiros aglomerados humanos;
A Astronomia é seguramente a ciência mais antiga e surgiu nos últimos 12.000 anos na Mesopotâmia (sumerianos e babilônios) no Egito, na Europa e na Ásia (Índia e China). 
Sobre este tema vamos: construir e utilizar relógios de sol, bússolas, quadrantes, transferidor, o telescópio, e, vamos analisar o movimento aparente do sol.
---------------------------------------------------------------------------

O que é a Meteorologia?
A meteorologia  (do grego meteoros, que significa elevado no ar, e logos, que significa estudo) é a ciência que estuda a atmosfera terrestre. Seus aspectos mais tradicionais e conhecidos são a previsão do tempo e a climatologia. O tempo pode ser definido como o estado da atmosfera em determinado instante e lugar. O clima tem sido frequentemente definido como um " tempo médio ", ou seja, um conjunto de condições normais que dominam uma região, obtidas das médias das observações durante um certo intervalo de tempo. Contudo, variações e condições extremas do tempo também são importantes para caracterizar uma região.
O clima é o conjunto de toda a informação estatística sobre o tempo em determinado local.
As condições do tempo são descritas em termos de alguns elementos básicos, que são quantidades ou propriedades medidas regularmente. Os mais importantes são: a temperatura do ar, a humidade do ar, a pressão do ar, a velocidade e direcção do vento, tipo e quantidade de precipitação e o tipo e quantidade de nuvens.

Sobre este tema vamos medir regularmente: a temperatura do ar, dentro e fora da nossa escola; o tipo e quantidade de precipitação; e, tipo de nuvens.